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Rejeição: Informado NCM inexistente

Última atualização: Jul 18, 2018 03:11PM BRT
Neste artigo apresentamos um passo a passo de como corrigir a rejeição: "Informado NCM inexistente".

Qual o motivo da rejeição?

O código do NCM informado na NF-e não consta na tabela disponibilizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), então irá retornar a rejeição "Informado NCM inexistente". Lembrando que essa tabela pode sofrer atualizações de acordo com a legislação.

Como resolver?

1 - É necessário verificar o código NCM do produto do qual ocorre a rejeição. Para isso, realize a consulta na tabela "Tabela NCM com Utrib de comércio exterior" disponibilizado no site da fazenda.

Ou através da consulta online no site da SEFAZ, com a procura por classificação de produtos.

*É válido lembrar que os códigos NCMs podem sofrer atualizações, como por exemplo a expiração do tempo de utilização de um código NCM de determinado produto.

2 - Após confirmar o NCM correto do produto, basta ir até a aba "Emitir" e clicar sobre o ícone de "Editar" na nota em que deseja-se realizar a alteração de NCM. Aconselha-se utilizar os filtros para maior facilidade em encontrar a nota desejada.




3 - Após entrar na tela de edição, basta ir aos dados de "Produtos" e clicar sobre o ícone de edição de valores, em destaque na imagem abaixo. 



4 - Já dentro da tela de edição, é possível realizar a atualização do NCM, de acordo com o correto a ser utilizado no item. Realizado as alterações, basta clicar sobre o botão "Salvar".



5 - Por fim, após confirmar as alterações referente ao NCM, basta realizar a emissão da nota pelo botão "Emitir NF-e".



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