Centro de Suporte

Emissão de NF-e com Certificado A3

Última atualização: Oct 07, 2016 10:30AM BRT

Para utilizar o certificado A3 é necessário instalá-lo na máquina local (obs.: cada certificadora possui sua forma de instalação, e é de responsabilidade do cliente a instalação e configuração do certificado. Maiores informações sobre a compra, instalação e configuração do seu certificado A3, entre em contato com a sua certificadora). Após o certificado ser instalado corretamente, acesse o GNF-e e na opção “Meus Dados”, aba “Parâmetros Gerais” configure na opção “Tipo Certificado” a opção A3, como demonstra a Figura abaixo.

Após selecionar a opção A3, será habilitado o botão “Selecione” para buscar o certificado A3 instalado.

 



A imagem abaixo mostra a tela do Applet que fará a busca do certificado A3.



Após o Applet localizar o certificado instalado, este estará disponível na tela conforme a figura abaixo.


 

Nesta tela é possível visualizar o certificado instalado, selecione-o e clique em OK. O GNF-e informará que o certificado A3 foi selecionado com sucesso.



 

Após selecionar o certificado, será retornado para a tela anterior do Applet, sendo necessário “Confirmar Seleção do Certificado A3”.



 

Ao confirmar a seleção do certificado, o sistema retorna para os Parâmetros. Ao retornar, será apresentado o certificado A3, conforme a figura abaixo.




Como utilizar o Certificado A3 para emissão de NF-e

 

Após a configuração do certificado A3, é possível realizar a emissão de NF-e, emissão de CC-e, Cancelamento e Inutilização, bem como realizar a Manifestação do Destinatário nas NF-e de Entrada.

O processo de digitação de NF-e não sofreu alterações. Quando for utilizado o certificado digital no formato A3, momento da assinatura do arquivo da NF-e será realizada a busca do certificado instalado e em sequencia será solicitada a senha do certificado A3. Na figura abaixo é possível verificar a tela do gerenciador do certificado A3. A visualização dessa tela varia de acordo com o emissor do certificado A3 e seu gerenciador.

 



Após a emissão da NF-e, será apresenta a seguinte tela.


 

Para os processos de Cancelamento de NF-e, Inutilização e Evento de Carta de Correção (CC-e), o sistema irá abrir duas telas, uma refere-se à Tela da Integração com Applet e outra será a tela de do Gerenciador do certificado A3 para informar a senha conforme pode ser visualizado nas figuras abaixo.




 

Conforme descrito acima, o processo de emissão de NF-e, digitação de CC-e, Cancelamento, Inutilização e a Manifestação do Destinatário não sofreram alterações. A diferença quando for utilizado o certificado A3 é a necessidade de informar sua senha segura para que os processos de assinatura e comunicação com a SEFAZ sejam realizados corretamente.

Caso no momento da assinatura o certificado A3 não estar conectado em seu computador, ou o processo for cancelado, a NF-e, CC-e, Cancelamento e Inutilização ficam com status pendente de envio para a SEFAZ. Para que as ações sejam completadas com sucesso, basta conectar novamente o certificado A3 e em seguida executar o  através do sistema.

 

Esse processo verifica tudo que está pendente de envio para a SEFAZ, gera o arquivo XML e em seguida solicita a senha do certificado A3 para realizar a assinatura do documento. A senha do certificado será solicitada de acordo com a quantidade de arquivos que estão pendentes de envio.

Após a assinatura e envio, pode ser verificado via sistema que todos os arquivos foram enviados com sucesso.

Versão do Java para utilização do Certificado A3

Para que seja possível assinar a NF-e com o Certificado A3, é necessário ter o Java instalado. A versão do Java testada e homologada para funcionar corretamente com o GNF-e SaaS/WEB foi a versão 7 update 21.

Antes de realizar as configurações no GNF-e, verifique a versão do Java instalada em seu computador no seguinte endereço (http://www.java.com/pt_BR/download/testjava.jsp).

Após verificar a versão, se a mesma for superior que a versão indicada, deve-se desinstalar o Java, realizar do download da versão 7 update 21 (clique aqui) e realizar a instalação do mesmo. Em seguida configura-se o GNF-e para utilizar o Certificado A3 e realizar a emissão de NF-e.

Caso seguir com problemas ou tiver dúvidas, favor acessar esse artigo com as instruções.

Entre em contato conosco

soporte@migrate.com.uy
http://assets2.desk.com/
false
desk
Carregando
segundos atrás
um minuto atrás
minutos atrás
uma hora atrás
horas atrás
um dia atrás
dias atrás
sobre
false
Foram encontrados caracteres inválidos
/customer/pt_br/portal/articles/autocomplete