Centro de Suporte

Instalação do Certificado Digital

Última atualização: Sep 08, 2016 02:12PM BRT

O certificado digital é utilizado em dois momentos distintos no processo de envio de documentos fiscais, no momento da assinatura de mensagens emitidas e no processo de transmissão desses documentos fiscais à SEFAZ. Desta forma, o certificado digital possui uma grande importância às empresas emissoras e todas devem possuí-lo instalado corretamente em seu ambiente para que a devida comunicação com a SEFAZ seja realizada.

Se o certificado da empresa não for instalado corretamente podemos encontrar problemas com erro de “Keyset does not exist” quando o certificado for “AC SOLLUTI”.

Para isso, pensando em ajudar a sua empresa a gerenciar a instalação do certificado de forma correta disponibilizamos uma documentação com a execução do processo, veja o passo a passo a seguir.

Efetue duplo clique sobre o certificado digital da empresa.

 

                                                   

Será apresentado em seguida a Tela de “Assistente para Importação de Certificados”, sendo necessário clicar em “Avançar >” para que se inicie a importação do certificado da empresa selecionada.



 

Após “Avançar”, será apresentada a tela para a verificação do certificado a ser importado, valide a informação do campo “Nome do arquivo”, se o certificado a ser importado estiver incorreto selecione o novo arquivo através da opção “Procurar”, caso o certificado selecionado esteja correto siga o processo clicando em “Avançar >”, conforme demonstrado abaixo.
 



 

Em seguida, deve-se informar a senha do Certificado Digital, marcar a opção “Marcar esta chave como exportável. Isso possibilitará o backup e o transporte das chaves posteriormente” e também a opção “ Incluir todas as propriedades estendidas”. Ao finalizar as marcações, clique em “Avançar >” para dar sequência a importação do certificado.
 

ATENÇÃO! o usuário deve ter um cuidado especial quanto ao armazenamento da senha do Certificado Digital, mantendo-a em sigilo.
 


Na sequência o Windows armazenará o certificado digital da empresa em seu repositório de certificados, mantenha marcada a opção “Selecionar automaticamente o repositório de certificados conforme o tipo de certificado” e clique em “Avançar >”. Confira as configurações a seguir.



Assim o usuário conclui a importação do Certificado Digital e o arquivo estará salvo no repositório apontado pelo sistema operacional Windows.



 

Após realizar a importação do certificado para o console do Windows no usuário logado na máquina, basta efetuar a exportação do certificado para a extensão “.cer”. De uma forma simples, na sequência explicamos como efetuar o processo de exportação através do Microsoft Management Console (MMC) e ou através do Internet Explorer (IE), escolha qual a opção melhor se adapta ao seu processo empresarial.
 

1. Exportação via Microsoft Management Console (MMC)

Com o certificado importado no perfil do usuário logado no computador, para exportá-lo para o arquivo .cer deve-se abrir a opção “Executar” de sua máquina, conforme demonstra a imagem abaixo.
 


Ao abrir a tela do Executar, basta informar o comando “mmc”, o qual lhe dará acesso ao Microsoft Management Console (MMC) que possibilitará a exportação do certificado digital para extensão .cer.
 


 

Desta forma será apresentado a você o Console do Windows, que dará acesso a Raiz do Console do certificado digital de sua empresa que foi instalado ao perfil do usuário logado no computador no momento da importação do certificado.



 

Para que a opção de certificados esteja disponível ao seu usuário é necessário acessar a opção: “Adicionar/remover snap-ins”, conforme pode-se visualizar na imagem abaixo.



 

Selecione na lista de Snap-ins disponíveis a opção “Certificados”, após selecionado utilize o botão “Adicionar>”.
 


 

Com a adição desse Snap-in será necessário informar que a “Minha conta de usuário” será a responsável por gerenciar este certificado digital. Após selecionar a opção, clique em “Concluir”:



 

Ao adicionar o certificado a sua conta de usuário, agora é possível finalizar através do botão “OK”.



 

Ao concluir a importação, o certificado já estará disponível para visualização no console do Windows de seu usuário.
 


 

Clicando sobre a opção “Ação” -> “Todas as tarefas” -> “Exportar” , o certificado digital da empresa será exportado através do “Assistente para Exportação de Certificados”.
 


 

Na tela de “Assistente para Exportação de Certificados”  basta clicar em “Avançar”.
 


 

Deve-se marcar a opção “Sim, exportar a chave privada”, para que nas próximas telas haja a possibilidade de inserir uma senha para o certificado digital exportado.
 


 

Na próxima etapa basta selecionar a opção de “Troca de informações pessoais – PKCS n° 12(*.pfx)”, observando que neste caso a extensão do certificado digital será “.pfx”.
 


 

Ao clicar em “Avançar” abrirá a tela de “Assistente para exportação de certificados – Senha”, onde o usuário deve informar uma senha para o certificado exportado e posteriormente confirmá-la.
 

ATENÇÃO! o usuário deve tomar cuidado quanto ao armazenamento da senha do Certificado Digital, mantendo-a em sigilo.
 


 

Após avançar, deve-se clicar em “Procurar” e buscar por um diretório do seu computador onde deseja salvar o certificado digital.


 

Ao localizar o local desejado basta informar um nome para o arquivo de certificado e clicar em “Salvar”.
 


 

Assim, o caminho do diretório selecionado fica listado na tela de “Assistente para exportação de certificados – Arquivo a ser exportado”. Para finalizar, basta clicar em “Avançar”.
 


 

Dessa forma, o usuário conclui a exportação do Certificado Digital (imagem abaixo), que servirá como um backup. O arquivo estará salvo no diretório e deverá ser utilizado para cada cadastro de empresa que for realizado na aplicação que emita documentos fiscais eletrônicos.
 


 

2. Exportação via Internet Explorer (IE)

Após realizar a importação do certificado digital no perfil do usuário desejado em seu computador, será possível localizá-lo, para assim exportar este para o arquivo .pfx, .p8 ou .p12, conforme os passos a seguir:

  • Deve-se abrir o Internet Explorer e clicar em:

  1. Ferramentas – Opções da Internet;

  2. Acesse guia – Conteúdo e clique em – Certificados;
     


 

Através da guia “Certificados”, será possível exportar o certificado digital para o arquivo .pfx, .p8 ou .p12, que são as extensões possíveis para o certificado digital exportado.
 


 

Clicando sobre o certificado digital da empresa e em seguida em “Exportar” abrirá a tela “Assistente para Exportação de Certificados” conforme a Figura 16, item o qual será o mesmo apresentado na seção de “Assistente para Exportação de Certificados”.

Entre em contato conosco

soporte@migrate.com.uy
http://assets0.desk.com/
false
desk
Carregando
segundos atrás
um minuto atrás
minutos atrás
uma hora atrás
horas atrás
um dia atrás
dias atrás
sobre
false
Foram encontrados caracteres inválidos
/customer/pt_br/portal/articles/autocomplete