Centro de Suporte

Verificações Certificado A3 - SaaS

Última atualização: Sep 06, 2017 02:03PM BRT
A emissão com o certificado A3 no GNF-e SaaS exige que sejam feitas algumas configurações específicas no navegador de Internet bem como na máquina. Primeiramente é preciso que se tenha instalado o JAVA 7 update 21 na versão de 32 bits, independente se o sistema operacional é 32 ou 64 bits.

Para verificar a versão do Java instalada pode-se abrir o Painel de Controle do windows e então buscar por JAVA ou então apertar a tecla (Windows + R) e digitar o seguinte caminho: “c:\Program Files\Java\jre7\bin\javacpl.exe”, na tela que abrir na aba Geral, clique em “Sobre ..”, então irá carregar a tela abaixo:



Após verificar a versão do JAVA devemos desativar as atualizações automáticas, pois versões mais recentes do JAVA são incompatíveis com o GNFe SaaS e desta forma são evitados problemas para o cliente. Para isso vamos na aba  “Atualizar” e então desmarcamos a opção “Verificar se há atualização automaticamente”. Alem disso, na aba Segurança, devemos diminuir o ponteiro de segurança para “Média” e marcar a opção “Ativar conteúdo Java no browser”.

A versão 32 bits do JAVA pode ser baixada no seguinte link: 
http://javadl.sun.com/webapps/download/AutoDL?BundleId=76860

Configuração do Navegador - Internet Explorer

Após instalado o JAVA 7 update 21 é preciso configurar o navegador para chamar o APPLET do java no momento de emissão da NF-e. O primeiro requisito necessário é que o navegador seja o Internet Explorer versão 9 ou superior.

Com o Internet Explorer aberto acesse as “opções da internet” e configure as telas da seguinte forma:



Obs.: É preciso adicionar o site do GNF-e SaaS nos sites confiáveis 

Na tela de configurações avançadas é preciso verificar se as caixas usar SSL 2.0, SSL 3.0 bem como as 3 caixas de TLS estejam marcadas. Nesta tela, também deverá ser desativado o Filtro SmartScreen.



Após realizar estas verificações no navegador precisamos adicionar o site do GNF-e https://saas.gnfe.com.br em modo de compatibilidade. Para realizar este procedimento, verifique nosso artigo:  Modo de Compatibilidade

Com todos os passos realizados podemos acessar o sistema GNF-e e então chamar o certificado digital A3. O passo a passo deste processo em específico pode ser visto na news do GNF-e SaaS acessando o link: http://www.gnfe.com.br/gnfe/saas-edition/news/ e então clicando na versão 3.10.

Caso após estas alterações o certificado digital ainda não ter sido chamado no sistema é válido clicar no botão “Redefinir” na aba “Avançadas das opções da Internet”e então configurar novamente, visto que as configurações anteriores que o usuário já havia configurado serão descartadas e o Internet Explorer virá totalmente limpo novamente, padrão do Windows.

Particularidades:

Recentemente surgiram algumas novas particularidades quanto a emissão com A3 principalmente na versão 11 do Internet Explorer, onde em alguns casos o próprio navegador não permite executar o Script JAVA desatualizado. Se esta situação acontecer é preciso que seja executado o seguinte registro no Prompt de Comando do Windows (Executar como Administrador): Esta ação deve ser executada apenas após tentativa de chamada do applet e o Internet Explorer não permitir sua execução.

reg add "HKCU\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\Ext\Domain" /v gnfe.com.br /t REG_SZ /f
reg add "HKCU\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\Ext" /v VersionCheckEnabled /t REG_DWORD /d 0 /f

Obs: Execute um de cada vez. 

Após executar estes comandos é preciso reiniciar a máquina e então realizar um novo teste.

Em casos onde o cliente utiliza o Windows 10 para emitir as notas o navegador Internet Explorer é mais atualizado e desta forma pode comprometer a emissão pelo certificado A3. Uma solução para este caso seria desinstalar todas as atualizações do Internet Explorer que foram instaladas e desmarcar a opção de instalação de novas atualizações acessando o Ícone de engrenagem no canto superior direito do navegador e clicando em “Sobre o Internet Explorer”, nesta tela é preciso desmarcar a opção: Instalar novas versões automaticamente.  Conforme mostra a figura abaixo:

Entre em contato conosco

soporte@migrate.com.uy
http://assets0.desk.com/
false
desk
Carregando
segundos atrás
um minuto atrás
minutos atrás
uma hora atrás
horas atrás
um dia atrás
dias atrás
sobre
false
Foram encontrados caracteres inválidos
/customer/pt_br/portal/articles/autocomplete